Receita Federal e Serpro já planejam evoluções para o IRPF 2025

REPRODUÇÃO

A empresa e a RFB mantêm suas atividades de inovação para o novo ciclo enquanto garantem a tranquilidade da entrega das declarações de 2024

Oaprimoramento da gestão pública e do atendimento ao cidadão é um trabalho contínuo. Um grande exemplo é o serviço do Imposto de Renda, que está em pleno período da entrega das declarações de 2024 e que será encerrado em 31 de maio. Ainda assim, a Receita Federal do Brasil e o Serpro já atuam na elaboração das evoluções do IRPF para o ano que vem.

No início da segunda quinzena de abril, a RFB e o Serpro reuniram equipes de negócio e desenvolvimento na regional Curitiba da estatal de TI para iniciar a especificação dos requisitos que vão orientar a evolução da multiplataforma de serviço do Meu Imposto de Renda para o próximo ciclo, alinhando ainda mais os profissionais envolvidos.

Trajetória de evoluções

O Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, relembra, resumidamente, a trajetória da tecnologia do IRPF. A primeira declaração do IR foi em 1924, feita em papel, num formulário simples, o que foi evoluindo com o tempo e, na década de 90, a Receita passou a oferecer a possibilidade de preencher a declaração em meio eletrônico e envio pela internet, com o programa criado na época junto com o Serpro.

“Esse ano de 2025, nós vamos continuar evoluindo. E passaremos a utilizar a tecnologia mais comum agora que é baseada em armazenamento de informações na nuvem e uma aplicação online. Já começamos a fazer esse trabalho em conjunto com o Serpro”, declara o supervisor nacional.

José Carlos Fonseca compartilha que Receita e Serpro já discutem e planejam que, a partir de 2025, comecem a ser implementadas as tecnologias que possibilitem substituir a declaração offline (programa instalado no computador) por uma solução online, com validações em tempo real. “Acreditamos que será um novo marco no IRPF. Não esperamos uma adesão total de todos os contribuintes em 2025, mas é um início de uma nova jornada, de uma nova forma de apresentar a declaração do imposto de renda”, vislumbra o supervisor.

Reunião IRPF 2025.jpegSerpro: parceiro da Receita na evolução do IRPF

“O IRPF não se restringe ao período de entrega. Durante todo o ano, as aplicações da solução são evoluídas”, informa a líder no Serpro do Desenvolvimento para a Malha Fiscal, Magda Quiroga, uma das participantes do encontro. “Os times trabalham constantemente e incansavelmente por essa evolução do produto IRPF, buscando inovação, simplicidade e automação”, acrescenta a gestora da empresa.

A pré-preenchida pode ser utilizada como um exemplo dessa evolução contínua mencionada. A cada ano, a Receita Federal e o Serpro ampliam a automação para disponibilizar as informações que a RFB já tem acesso ao contribuinte.

Jamil Jende, que lidera a equipe de Desenvolvimento para a Declaração no Serpro, registra que mesmo o Ciclo 2025 não começou apenas neste último mês de abril, já que diversos incrementos ao serviço do Imposto de Renda fazem parte da evolução de projetos construídos continuamente.

“Mas é relevante destacar que enquanto trabalhamos para garantir a eficiência do ambiente tecnológico de entrega do IRPF 2024, a gente também já vem trabalhando nesse novo produto para 2025, que deve agregar uma série de inovações, tanto para usuário final, quanto para a gestão da solução por parte da Receita Federal”, complementa Jamil.

A superintendente de Desenvolvimento da Receita Federal e Comércio Exterior do Serpro, Glaide Reverendo, ressalta a busca contínua, ao longo dos anos, de aprimorar a gestão integrada das equipes e a eficácia da comunicação entre elas, o que, de acordo com Glaide, vem sustentando o sucesso do trabalho. “A sinergia entre as diversas equipes de desenvolvimento do Serpro e do grupo de especificadores da Receita Federal garante que os diversos módulos que compõem a solução IRPF se integrem de maneira fluida e sem ruídos”, analisa.

Simplificando a vida do contribuinte

“Todas as evoluções tecnológicas que foram criadas desde 1924 para cá, tiveram como objetivo principal facilitar o cumprimento da obrigação pelo cidadão, trazer para ele mais comodidade, simplificar o trabalho de fazer a declaração de renda”, celebra o supervisor nacional José Carlos Fonseca.

“Nosso trabalho conjunto mostra o quanto a Receita é na verdade uma facilitadora da vida do contribuinte, que ele possa realizar sua declaração de maneira prática e fluida. Uma atuação muito mais voltada a um olhar de conformidade, de parceria com o cidadão”, avalia a gestora de Negócio em Soluções de Declarações, Atendimento e Fiscalização da empresa, Grasiele de Paula.

A superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário do Serpro, Cristiane Drumond, enaltece o trabalho coletivo de toda a empresa para que, ao longo dos anos, o IRPF passe pelas atualizações e aprimoramentos que tornam o sistema mais justo e transparente. “São muitas áreas do Serpro que contribuem para o sucesso de IRPF durante todo o ano para garantir a eficiência e a segurança do processamento das declarações. É trabalho de equipe no mais alto nível de qualidade”, ressalta.

Fonte: SERPRO