Entidade

O que é o SINDpd-Ce?

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado do Ceará (SINDpd-Ce) representa, segundo a legislação brasileira, todos os empregados, no estado do Ceará, em empresas que prestam serviços de informática, tais como:

Se você trabalha numa empresa que presta esses ou outros serviços correlatos, explorando a atividade econômica de informática e processamento de dados, então esse sindicato é a sua casa, enquanto trabalhador. É um prazer tê-lo aqui conosco.

• digitação, entrada e processamento de dados;
  • desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação e sítios na internet;
  • locação de mão-de-obra de profissionais de informática;
  • hospedagem de sítios e páginas na internet;
  • consultoria em informática, incluindo ferramentas para desenvolvimento de sistemas, processos de gestão de TI, automação e informatização de processos, dentre outros.

O SINDpd-Ce é uma entidade de classe que tem por finalidade organizar, coordenar defender e representar legalmente todos os trabalhadores da área de informática no estado do Ceará.

Cabe, legalmente, ao SINDpd-Ce, o papel de representar os trabalhadores de Informática do Ceará em qualquer fórum de discussão e deliberação que envolva os direitos e interesses coletivos da categoria, inclusive, judiciais e administrativos, bem como estabelecer negociações coletivas de trabalho, zelar pelo cumprimento da legislação, acordos e convenções coletivas de trabalho, sentenças normativas e similares que representem conquistas e direitos para a categoria.

Além do papel legal, cabe também ao SINDpd-Ce atuar nas mais diversas frentes que se erguem para garantir uma sociedade mais justa, participando em conjunto com outras organizações sociais, na defesa e garantia da cidadania para todos os brasileiros. É assim nas lutas contra a impunidade no país; pela Reforma Agrária; pelas políticas públicas de qualidade para a informática, saúde, educação, habitação e outras. O SINDpd-Ce busca, desta forma, contribuir para a melhoria do país e, conseqüentemente, trazer benefícios à toda a classe trabalhadora.

Para atingir estes objetivos, o sindicato desenvolve, para seus filiados, atividades de assessoria jurídica na área trabalhista, atividades culturais-recreativas, atividades de formação política-sindical, palestras, debates, seminários e congressos para discussão dos grandes temas técnicos e políticos que envolvem a categoria, os trabalhadores e a sociedade em geral.

Somos filiados à CUT

A filiação do SINDpd-Ce à Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi um fato de grande importância para o sindicato. Diversos encontros foram promovidos entre as entidades, principalmente para avaliar como os trabalhadores reagiriam, e se aprovariam ou não a filiação.
Para o progresso da categoria, o SINDpd-Ce filiou-se à CUT, com o objetivo de fortalecer ainda mais o combate aos interesses escusos de tentar achatar o trabalhador, como a ausência de políticas de valorização e reposição salarial diante de uma inflação, à época, galopante.

Somos filiados à Fenadados

A filiação à Federação Nacional dos Profissionais de Processamento de Dados (FENADADOS) acabou assumindo uma característica bastante atípica. Necessária para uma atuação mais forte em nível federal em favor da categoria, a FENADADOS nasceu por empenho dos diversos sindicatos de informática do país, e teve sua primeira sede nas dependências do SINDPD-DF.

É por meio da Federação que as discussões em relação aos direitos dos trabalhadores assumem patamares nacionais e centralizados, na medida em que, democraticamente, questiona decisões que vão de encontro aos ideais da categoria, especialmente no que diz respeito aos empregados das Estatais, vinculados diretamente à União.