Serpro comemora Dia da Inclusão Digital com anúncio de ações e parcerias com a comunidade

28 de março de 2024

Empresa inaugurou seis espaços de acesso à tecnologia para a comunidade e assinou acordos de cooperação com organizações da sociedade civil

Opresidente do Serpro, Alexandre Amorim, oficializou nesta terça-feira, 27 de março, data em que se comemora o Dia Nacional da Inclusão Digital, a retomada da oferta de espaços de acesso e letramento digital para a comunidade. Chamados de Sítios (Espaço Serpro de Inteligência e Tecnologia da Informação), os ambientes foram inaugurados inicialmente em seis regionais da empresa – Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife – mas a ideia é abrir em todos os endereços da estatal no país.

“Um pedido recorrente quando cheguei ao Serpro era a retomada dos Espaços Serpro Cidadão nas regionais. E hoje, estamos aqui para anunciar que esses espaços foram novamente ativados, mas rebatizados e remodelados, pois queremos que eles nos tragam novas histórias e perspectivas cada vez mais concretas de inclusão”, anunciou Amorim em evento que marcou a data no Serpro.

De acordo com ele, o Sítio será um espaço aberto à comunidade e equipado com computadores, acesso à internet e conteúdos educacionais. “Queremos que as pessoas ocupem esses espaços para letramento digital, por meio da trilha educacional que estará disponível em todas as máquinas, que poderão ser utilizadas não só para conexão, acesso e impressão, mas também para atividades programadas e qualificadas a serem desenvolvidas pela empresa”, destacou o presidente.

Programando o futuro

Logo após o anúncio, o presidente assinou um Acordo de Cooperação com a instituição Programando o Futuro para recondicionamento de computadores usados, além do descarte e reciclagem adequados de resíduos eletrônicos da empresa.

Alexandre Amorim (Serpro) e Vilmar Simion Nascimento (Programando o Futuro)“Além do impacto ambiental e social, este acordo tem significativa importância econômica e educacional. Ele oferece uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades técnicas para os envolvidos no processo de recondicionamento, equipando-os com conhecimentos valiosos em uma economia cada vez mais digitalizada e orientada para a tecnologia”, detalhou Amorim.

Para Vilmar Simion Nascimento, representante da Programando o Futuro, um computador costuma servir por dois a cinco anos, mas pode ganhar nova vida útil por muito mais tempo após o recondicionamento. É um processo que qualifica pessoas com conhecimentos técnicos, ao mesmo tempo em que oferece máquinas para inclusão digital. “Quando a gente fala em meio ambiente, quando a gente fala em sustentabilidade ou economia circular, a ação mais sustentável que existe é você reaproveitar. O Serpro fez isso nos últimos anos e a gente agora quer aumentar ainda mais essa ação”, indicou Vilmar.

Rio de Janeiro

O evento de celebração do Dia Nacional da Inclusão digital teve sequência da capital fluminense, de onde Barbara Ribeiro, da Associação de Moradores do Complexo do Bairro União, falou em videoconferência para todo o Brasil sobre a importância da inclusão digital nas comunidades, citando que, entre2023 e 2024, a associação já formou 800 mulheres. Além disso, qualificou mais de 300 famílias com reforço escolar para filhos e filhas de mãe solo e de egressos do sistema prisional. Ela agradeceu à empresa pela oportunidade de parceria com a associação, indicando que a iniciativa vai potencializar as ações já desenvolvidas na comunidade.

São Paulo

Na capital paulista, o Serpro recebeu Júnior Rocha, da Uneafro Brasil, uma organização que agrega militantes da causa negra e do combate a todos os tipos de discriminação. Ele falou com entusiasmo da oportunidade de parceria com a estatal para o fortalecimento dos projetos da ONG. Defendeu, ainda, que a inclusão digital é importante não só no sentido de acesso a dispositivos, mas também na produção de tecnologia, citando o recém-fundado núcleo de tecnologia da Uneafro, que trabalha a educação popular com tecnologia.

“Estou muito feliz por estar aqui. Muito feliz por termos um Serpro humanizado, aberto para a comunidade, interessado em conversar com pessoas que estão se organizando e se movimentando. Espero que seja o primeiro passo de uma parceria que vai ser bastante longa e com muitos frutos. Estamos dispostos e abertos a isso”, afirmou.

Evento de comemoração do Dia Nacional da Inclusão Digital realizado na sede do Serpro, em Brasília

Alerta

Ao final de sua fala no evento, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim fez ecoar um alerta da ONU que sinalizou a exclusão digital como uma nova face da desigualdade. Segundo ele, em uma sociedade cada vez mais conectada será a “desconexão” que dividirá as pessoas. Por isso, conclamou todas as empregadas e todos os empregados a colaborar com essa causa da maneira que for possível, seja divulgando as ações do Serpro e suas iniciativas educacionais e sociais, seja colaborando com os Sítios e outras ações da mesma natureza. Além disso, também é possível desenvolver códigos que tenham a acessibilidade como parte intrínseca da atividade.

“Institucionalmente, vamos reafirmar nosso compromisso com um Brasil onde a inclusão digital é uma ponte para oportunidades reais e transformadoras, beneficiando todas as camadas da sociedade. Juntos, vamos levar Cidadania Digital de Norte a Sul do Brasil”, completou Amorim.

Confira mais imagens do evento do Dia Nacional da Inclusão Digital realizado pelo Serpro.

FONTE: SERPRO