Notícias

Serpro faz chamamento público a instituições científicas

2 de janeiro de 2024

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Empresa busca pré-qualificar instituições para desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras. Confira a documentação exigida e os critérios de seleção no edital

OSerpro publicou, no dia 14 de dezembro, chamamento público destinado a pré-qualificar Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) públicas ou privadas para desenvolver ações conjuntas de soluções inovadoras.

As atividades de pesquisa científica e tecnológica e de desenvolvimento de tecnologia, produto, serviço ou processo destinam-se a solucionar desafios nos segmentos de:

  • Agro – inovações e soluções para otimizar a produção agrícola e pecuária, garantindo sustentabilidade e eficiência.
  • Acessibilidade – criar e aprimorar soluções que promovam a inclusão e autonomia de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.
  • Meio ambiente – englobando desde o estudo de impactos ambientais e mudanças climáticas até o desenvolvimento de tecnologias limpas e soluções sustentáveis para a gestão de recursos.
  • Trânsito e Mobilidade – aprimorar a gestão, segurança e eficiência dos sistemas de transporte e circulação.
  • Segurança Pública – aprimorar os mecanismos e estratégias de proteção da sociedade, prevenção de crimes e resposta eficaz a incidentes.
  • Fiscal e Arrecadação – garantir que o governo tenha recursos suficientes para financiar seus projetos e serviços públicos, bem como para manter a justiça fiscal e a equidade no sistema tributário.

O Serpro também está buscando parcerias para tratar das seguintes linhas tecnológicas:

  • ESG (Environmental, Social, and Governance)  Acessibilidade, Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Analytics, Inteligência Artificial (IA)
  • Identidade – Biometria, Internet das Coisas (IoT), Identidade Digital, Blockchain, Inteligência Artificial (IA)
  • Nuvem – IaaS, PaaS, SaaS, FaaS, Serviços Gerenciados, Elasticidade
  • Espaços Visuais – Metaverso, Computação Espacial, Gêmeo Digital, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, NFT, Imersão Sensorial
  • SmartGov – Edge Computing, Internet das Coisas (IoT), Data Analytics, Inteligência Artificial (IA), Georreferenciamento, Análise de Redes Sociais, 5G

Após o chamamento, as pré-qualificadas atuarão em conjunto com o Serpro na identificação dos desafios que serão objeto de chamamentos restritos para soluções inovadoras.

Para as instituições interessadas, será uma oportunidade de trabalhar ao lado de uma das líderes em serviços digitais no Brasil.

Chamamento Público

Para participar da pré-qualificação, as interessadas devem submeter suas propostas contendo a documentação exigida no edital, que permanecerá aberto até 13/12/2024. O edital de pré-qualificação pode ser encontrado no portal do Serpro, na página: https://www.serpro.gov.br/consultas-publicas/sede/1223-2023

Solução Inovadora

Para fins deste processo, “soluções inovadoras” são atividades de pesquisa científica e tecnológica e de desenvolvimento de tecnologia, produto, serviço ou processo destinadas a solucionar desafios dos segmentos.

FONTE: SERPRO

Cadastre-se e receba e-mail com notícias do SINDPD