Serpro Gestão Social: a solução digital para os processos de assistência social

REPRODUÇÃO
Descubra a solução integrada ao CadÚnico que facilita a atuação das secretarias municipais no gerenciamento cadastral, concessão de benefícios e prestação de contas, ampliando o alcance social das políticas públicas
O Serpro Gestão Social é a mais nova plataforma da empresa pública de TI do Governo Federal. Essa solução transforma a administração de políticas de assistência social no Brasil. Voltada para secretarias especializadas na área social, aprimora a gestão de benefícios e programas para a população, ao oferecer mais eficiência e impacto positivo na vida dos cidadãos.
A solução integra e centraliza dados, gerencia cadastramentos e benefícios, mapeia vulnerabilidades e monitora riscos. Oferece controle total sobre atendimentos e solicitações dos munícipes, otimizando recursos públicos. Com relatórios detalhados e customizáveis, fortalece a prestação de contas, proporciona confiança na gestão pública e oferece uma visão estratégica das condições socioeconômicas das comunidades. Isso é essencial para planejar ações preventivas, solucionar problemas existentes e aprimorar políticas de assistência social em articulação com outras políticas setoriais.
Serpro e Softpark são parceiros da solução
O Serpro Gestão Social foi desenvolvido em parceria com a Softpark. A estatal federal de TI tem reputação sólida no desenvolvimento de soluções digitais para governos, contribuindo com infraestrutura tecnológica avançada e capacidade de escalabilidade. Isso garante o atendimento a municípios de diferentes portes, democratizando o acesso à tecnologia em localidades remotas.
A Softpark agrega experiência e compreensão das demandas específicas das secretarias de assistência social, ao assegurar que a solução resolva desafios reais enfrentados pelos gestores municipais.
Para Leo Roberto Knetig, gestor do produto no Serpro, um dos principais diferenciais é a capacidade da tecnologia de coordenar grandes volumes de dados e recursos de forma ágil e segura. “Essa solução entrega informações em tempo real, permitindo que os gestores tomem decisões baseadas em dados qualificados e otimizem os recursos públicos”, destaca Knetig
Rodrigo Campolina, diretor da Softpark, reforça: “A parceria entre Softpark e Serpro representa um marco na modernização da gestão pública. Essa inovação oferece às secretarias de assistência social uma ferramenta robusta e eficiente, que centraliza dados, automatiza processos e promove maior transparência e eficiência na administração de recursos públicos”.
Integração com CadÚnico, soberania dos dados e suporte especializado
O Serpro Gestão Social otimiza o gerenciamento de benefícios e serviços socioassistenciais, ao garantir mais transparência e eficiência nos trabalhos municipais. Um dos destaques é a integração com o Cadastro Único (CadÚnico), que agiliza a prestação de contas e facilita diagnósticos da situação socioeconômica das populações. Isso permite tomadas de decisão mais assertivas e favorece articulações de redes e parcerias voltadas para superar fragilidades no âmbito municipal.
Ao contratar a solução, as secretarias recebem suporte técnico especializado da estatal federal, além do respaldo de mais de 60 anos de experiência do Serpro no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor público. A plataforma opera na Nuvem de Governo, com segurança, escalabilidade e alta disponibilidade.
Módulo Assistência Social
O Módulo Assistência Social é o núcleo do Serpro Gestão Social. Ele gerencia registros do Cadúnico, prontuários eletrônicos e garante à equipe técnica municipal as ferramentas necessárias para proteger os cidadãos. O sistema armazena e organiza informações com sigilo técnico, gera dados quantitativos e qualitativos e oferece relatórios e gráficos detalhados para a vigilância socioassistencial.
O SIGAS, sistema complementar, inclui módulos adicionais que podem ser contratados conforme a necessidade: Acolhimento Institucional, Habitação, Programa de Transferência de Renda, Patrimônio e Terceiro Setor.
Como contratar o Serpro Gestão Social
Secretarias interessadas em implementar o Serpro Gestão Social ou conhecer mais sobre a plataforma devem acessar a página do produto na Loja Serpro ou entrar em contato diretamente com a equipe comercial da empresa pelo e-mail: comercial@serpro.gov.br. Uma demonstração personalizada pode ser agendada para apresentar as funcionalidades e vantagens da plataforma: fale com a gente!
Transforme a gestão da assistência social em sua cidade com o Serpro Gestão Social. Faça parte da transformação digital que está modernizando o Brasil.
Fonte: SERPRO