Serpro reforça papel da tecnologia na reforma tributária durante a 171ª Roca

REPRODUÇÃO
Alexandre Amorim, presidente do Serpro, apresentou os desafios no desenvolvimento da plataforma que será lançada em 2026, durante evento em Fortaleza que reune organizações estaduais de TIC para debater o futuro do setor público
O Serpro participa da 171ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), em Fortaleza, nos dias 20 e 21 de fevereiro. O evento, que marca o início do calendário oficial da associação, reúne organizações estaduais de TIC para debater desafios e oportunidades e foi aberto pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, que destacou sua importância para o avanço das políticas públicas no Brasil.
Durante a primeira tarde do evento, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, apresentou a “Plataforma da Reforma Tributária”, destacando a importância da tecnologia na implementação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e na criação de um ecossistema tributário mais eficiente e moderno. “A reforma tributária exige um ambiente tecnológico robusto, e o Serpro, com sua expertise, está ampliando sua capacidade para atender às novas demandas fiscais com eficiência e integração”, declarou Amorim.

Desenvolvida pelo Serpro em parceria com a Receita Federal, a plataforma não só garante a automação dos processos e a integração dos tributos, mas também proporciona um ambiente mais transparente e seguro para a arrecadação fiscal. “Trata-se de uma plataforma inovadora, que vai operar na Nuvem de Governo, a única soberana do Brasil, garantindo a proteção e o controle estatal dos dados fiscais, além de assegurar a integridade do novo sistema tributário”, afirmou o presidente, que estreou no último dia 19 de fevereiro como colunista do Portal da Reforma Tributária.
Com previsão para estar totalmente operacional até 2026, a plataforma visa criar um portal único para os contribuintes, facilitando o acesso e a compreensão da CBS e do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS), promovendo maior justiça tributária e eficiência administrativa.
Diálogo e Inovação na 171ª Roca
A 171ª ROCA discutiu temas como segurança digital, inteligência artificial e modernização do atendimento ao cidadão, promovendo troca de experiências e colaboração entre as PRODs. Destaques do evento incluíram a eleição da nova diretoria da ABEP-TIC e o debate sobre a regulação da inteligência artificial, ressaltando a importância da governança e da inovação para o setor público.
FONTE: SERPRO