REUNIÃO FENADADOS com deputada Erika Kokay e SEST/MGI sobre redução da idade de desligamento compulsório no SERPRO
Reprodução YouTube
Na reunião realizada, participaram representantes da SEST/MGI, incluindo Pedro Cavalcante, Secretário-Adjunto; Raissa Veloso Gomes, Diretora de Políticas de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais, Substituta; e Heiguiberto Guiba Navarro, Assessor. Pela Fenadados, esteve presente Milton Pantuzzo, e pela CUT Nacional, Ismael José César.
Durante o encontro, a Fenadados e a CUT apresentaram um histórico detalhado sobre a redução da idade de aposentadoria compulsória no Serpro, explicando os motivos que levaram a representação sindical a levar a questão à justiça. Destacaram que essa mudança afeta especialmente trabalhadores(as) anistiados(as) com salários baixos, que se encontram na faixa etária impactada pela nova regra.
Os representantes da SEST esclareceram que não emitiram orientações para que as estatais reduzissem a idade de aposentadoria compulsória, uma vez que essa decisão é de autonomia das empresas. No entanto, ao tomarem conhecimento da decisão do Serpro, convocaram uma reunião com a empresa para expressar preocupação com a implementação da regra para maiores de 70 anos. A SEST reforçou a necessidade de diálogo com os trabalhadores e recomendou que o processo fosse debatido no âmbito da governança corporativa.
Em resposta a FENADADOS e a CUT propuseram que o Serpro abra uma negociação com a representação dos trabalhadores para juntos construir uma solução que leve em conta as necessidades dos trabalhadores frente as decisões da empresa.
FONTE: FENADADOS