Etapa Nordeste da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação mobiliza sociedade civil e setores de CT&I

2 de maio de 2024

Imagem: Reprodução

Encontro acontecerá dias 2 e 3 de maio, na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife

Acapital pernambucana, Recife, encerra a etapa regional da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro acontece nos próximos dias 2 e 3 de maio e contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O maior encontro do setor de CT&I, acontecerá na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife, e as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do MCTI e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco no Youtube.

O encontro é gratuito e reunirá a sociedade civil, empresários e agentes públicos para discutir e elencar as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Nordeste para os próximos 10 anos. As propostas de CT&I de todos os nove estados do Nordeste (Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe) serão debatidas no encontro regional e encaminhadas para a etapa nacional. A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação acontecerá de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

As reuniões preparatórias para a 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação já somam mais de 220 encontros em todo Brasil, sendo 14 municipais, 26 estaduais, além do Distrito Federal, 29 encontros temáticas (conferência e seminários) e 157 livres e duas regionais (Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste).

“A conferência é um importante espaço de diálogo para refletir sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no país e seus rumos nos próximos anos. Esta é a grande oportunidade de análise de programas, planos e os resultados dessa implementação nos últimos sete anos. Depois desta análise, poderemos propor  recomendações para uma nova Estratégia Nacional de CT&I para o futuro nos próximos 10 anos. Este é um importante espaço democrático de escuta entre o Governo e a sociedade”, afirma a ministra Luciana Santos.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, o evento é uma oportunidade de identificar as assimetrias entre os estados nordestinos e de construção de políticas públicas que permitam o desenvolvimento científico e o estímulo à inovação da região Nordeste. “As Conferências Regionais são ambientes onde a diversidade de perspectivas e experiências florescem e se torna possível a elaboração de iniciativas que impulsionem o desenvolvimento social do nosso país. Ao unir todo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, o MCTI terá condições para estabelecer políticas de governo que serão cruciais para o desenvolvimento do setor na/da região”, pontua.

Informações – https://lets.4.events/conferencia-de-cti-da-regiao-nordeste-C23910E11

Serviço: Etapa Nordeste da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Dias – 2 e 3 de maio
Horário – Das 8h às 18h
Local- Centro de Eventos do Recife, na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) – Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Imbiribeira, Recife.

5CNCTI– A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

A 5ª Conferência Nacional foi lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

A 5CNCTI levará em consideração quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. O evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos. Ela volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos.

Retrospectiva CNCTI – A 1ª CNCT aconteceu em 1985, com o tema- Rumos do novo Ministério. O objetivo foi  discutir com a sociedade as políticas para a   área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia. (Organização: MCT)

Já a 2ª CNCT foi realizada em 2001 com a temática “Novo modelo de financiamento para a área, baseado nos fundos setoriais”. Foi nessa conferência que se discutiu o novo modelo de financiamento baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999. Naquela oportunidade foi criado o CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. (Organização: MCT)

Em 2005, aconteceu o terceiro encontro com o tema “Desenvolvendo Ideias para Desenvolver o Brasil”. A ênfase foi na importância da CT&I para gerar riqueza e promover a inclusão social, das quais a educação é o pilar principal. (Organização: CGEE)

E por fim, a 4ª CNCTI (2010) abordou a temática “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”.  A conferência norteou suas discussões segundo as linhas do PACTI 2007-2010. (Organização: CGEE)