O que levar, local e horário da prova, cartão de confirmação: saiba detalhes do ‘Enem dos Concursos’

17 de abril de 2024

Primeira edição do ‘Enem dos Concursos’ deve ser realizada em maio de 2024 – Prefeitura de Osasco (SP)

Mais de 2 milhões de pessoas confirmaram inscrição para a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado

Mais de 2 milhões de brasileiras e brasileiros se preparam para a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que será realizado no próximo dia 5 de maio. Os locais definitivos de prova ainda não foram divulgados e serão publicados na próxima semana.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que organiza o “Enem dos Concursos” (como o processo ficou conhecido), os candidatos e candidatas conhecerão os locais de prova no dia 25 de abril (quinta-feira), na Página do Candidato. Para acessar as informações, bastará incluir os dados da conta.gov.br.

As provas serão realizadas em 228 municípios brasileiros. Além das 220 cidades que já tinham sido anunciadas, o MGI anunciou que vai aplicar os testes em oito localidades do entorno do Distrito Federal: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás.

Nesta primeira edição, o CPNU oferece 6.640 vagas, distribuídas pelos níveis superior e médio, em 24 órgãos e ministérios do governo. Os resultados finais têm previsão de publicação para 30 de julho e os novos contratados deverão tomar posse nos cargos a partir de 5 de agosto.

No dia da prova

As pessoas que concorrem a todos os cargos do “Enem dos Concursos” realizarão as provas em 5 de maio, em dois turnos, um pela manhã e outro à tarde. Quem se inscreveu para as vagas de nível superior vai responder a 70 questões objetivas e uma prova discursiva. Já para as vagas de nível médio, serão 60 questões objetivas e uma redação.

Além do cartão de confirmação impresso e do documento de identidade original com foto (a lista completa de documentos aceitos está no edital), as pessoas inscritas no CPNU deverão levar canetas de tinta preta feitas em materiais transparentes. A recomendação é levar pelo menos uma caneta reserva.

Não poderão ser usados relógios, óculos escuros e acessórios como chapéus, bonés, gorros ou protetores auriculares no dia da prova. Objetos eletrônicos, como telefones celulares, deverão ser guardados desligados dentro de envelopes que serão fornecidos pela organização do concurso no dia da aplicação. É permitido levar alimentos (desde que em embalagens lacradas) e água (em garrafa transparente).

Para cada um dos dois turnos, o tempo mínimo de permanência dentro das salas de aplicação do “Enem dos Concursos” será de duas horas. Quem terminar as provas antes disso deverá aguardar para sair, caso contrário será eliminado. Não será permitido levar para casa os cadernos de questões.

Edição: Thalita Pires

Fonte: Brasil de Fato