Serpro inicia diálogo com Prods para colaboração estratégica na reforma tributária

23 de fevereiro de 2024

DIVULGAÇÃO

O tema foi apresentado pelo presidente do Serpro, Alexandre Amorim, e pela diretora de Desenvolvimento, Ariadne Fonseca, na 166ª ROCA, evento que reúne as empresas públicas de TI estaduais de todo o país

Para acelerar o sucesso da reforma tributária no Brasil, é importante estabelecer uma colaboração estratégica e coesa entre União, estados e municípios. E o Serpro se propõe a ser o braço tecnológico do esforço de integração entre os entes da federação”, afirma Alexandre Amorim, presidente do Serpro, ao discursar para as lideranças das empresas de TI estaduais do Brasil. A convite da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), o Serpro participou hoje, 22, da abertura da 166ª Reunião Ordinária do Conselho de Associados (ROCA), encontro que marca o início do calendário anual da associação.

A ROCA reúne dirigentes das empresas de processamento de dados estaduais (Prods) de todo o país até sexta-feira, 23, para fomentar discussões, insights, parcerias estratégicas e integração nos desafios da tecnologia pública. Juntamente com a diretora de Desenvolvimento do Serpro, Ariadne Fonseca, o presidente Amorim apresentou os projetos da empresa para implementar a tecnologia que dará suporte à reforma tributária no país.

Plataforma colaborativa

“O Serpro possui uma infraestrutura robusta e expertise acumulada na área tributária e, agora, estamos prontos e dispostos a trabalhar lado a lado com diversos atores. Vamos desenvolver uma plataforma inovadora e eficiente que será o coração da gestão tributária do país, facilitando processos, aumentando a transparência e otimizando os recursos para acelerarmos a implantação de um sistema tributário mais eficiente e equitativo para todos os brasileiros”, analisa Amorim.

A diretora de Desenvolvimento, Ariadne Fonseca, explicou que o Serpro está atuando desde 2023 intensamente no desenho da arquitetura da Reforma Tributária junto à Receita Federal e Ministério da Fazenda. “Hoje, estamos aqui para convidá-los a participar conosco desse processo de modernização tributária. Acreditamos que a cooperação é um motor que move a inovação e, por isso, o Serpro tem buscado estar mais presente e atuante nos estados e municípios”, ressalta Ariadne.

O modelo proposto pelo Serpro visa desenvolver uma plataforma moderna e inovadora, projetada para ser escalável e disruptiva. “O principal diferencial de outras tecnologias que já desenvolvemos é que esta plataforma permitirá que estados e municípios compartilhem toda a inteligência e recursos envolvidos no processo de reforma tributária. Dessa forma, não só facilitará a colaboração eficiente entre diferentes níveis de governo, mas também promoverá uma transformação substancial na maneira como a administração tributária é conduzida, marcando um avanço significativo na otimização de processos e na melhoria da eficácia fiscal”, finaliza Ariadne.

Cidadania Digital

A 166ª ROCA da ABEP-TIC ocorre no hotel Gran Estanplaza Berrini, em São Paulo. É a segunda vez que o Serpro participa do evento, fruto da aproximação constante da empresa com o ecossistema de tecnologia nacional para viabilizar a construção da Cidadania Digital no Brasil, que passa tanto pela oferta de novos serviços digitais quanto por garantir acesso a todas as pessoas.

FONTE: SERPRO