Ministério da Gestão lança sistema de gratificação por encargo de curso ou concurso

9 de fevereiro de 2024

Foto: Reprodução

Desenvolvida pelo Serpro, a GECC promove ganho de qualidade na gestão de pessoas no serviço público federal

Osistema de acompanhamento, controle de horas e pagamento de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) da Administração Pública Federal foi oficialmente lançado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em evento transmitido ao vivo na última segunda-feira, 5 de fevereiro. A solução já está disponível a todos os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), para uso obrigatório e exclusivo desde 1º/2/2024.

A nova ferramenta promove um ganho de qualidade na gestão de pessoas na esfera federal. O sistema moderniza o processo de remuneração dos servidores públicos que desempenhem, em caráter eventual, atividades de instrutoria e participação em banca de concursos e vestibulares. Além de agilizar a gestão de todas as etapas relativas à GECC, a tecnologia também garante maior segurança a todas as etapas do processo.

Fluxo simplificado e intuitivo

Na live de lançamento, a chefe de Divisão de Governança em Desenvolvimento de Pessoas, Andrea Maria Rampani, monitora do projeto, destacou que o sistema é incremental e vai contar com refinamento constante. “Vai evoluir ao longo do ano, a partir de necessidades já mapeadas e outras que irão sendo identificadas”, explicou Andrea. Ela ressaltou que a participação dos usuários será vital para o aprimoramento do sistema, enviando feedbacks e sugestões.

A gestora descreveu diversas funcionalidades disponíveis no sistema, como cadastrar evento no qual será realizada atividade passível de pagamento da GECC, incluir local de realização, fazer o cálculo das horas de atividade que serão realizadas e do valor da gratificação com base nos percentuais de cada atividade. Tudo isso com a solução assegurando um fluxo simplificado e intuitivo, acelerando e descomplicando todo o processo.

Desenvolvimento e evoluções

“Nossos times no Serpro atuaram na solução em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI, e é muito gratificante fazer parte de mais uma iniciativa para simplificar e trazer maior segurança nesse processo do Governo Federal”, comemorou a gestora de Negócio em Soluções de Gestão Integrada de Recursos Humanos, Greicy Rigo. “A GECC possibilita maior agilidade na remuneração dos servidores públicos que desempenham as atividades específicas a essa gratificação”, acrescentou Greicy.

De acordo com o líder do desenvolvimento da solução no Serpro, Cláudio Teles, a ferramenta já nasceu na nova arquitetura do Sigepe, com autenticação e credenciamento por meio das aplicações Acesso Gov e Autoriza. “Já está em construção uma evolução que tornará a gestão da GECC ainda mais inovadora, que contempla integrações com a folha de pagamento, afastamento, férias e frequência: recursos importantes para quem faz gestão de atividades GECC”, compartilhou Teles.

Reconhecimento

“Tenho de parabenizar a equipe por mais essa iniciativa, caminhando para reforçar a nossa atuação digital, com plataformas e ferramentas que facilitam a gestão de pessoas e de processos. Essa solução da GECC é mais uma dessas ferramentas que visam, em um local único, amigável e desburocratizado, facilitar a gestão de pessoas na Administração Pública Federal”, disse a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do MGI, Regina Camargos.

“Essa é uma ferramenta que vai ajudar muito as equipes de Gestão de Pessoas, gestores e servidores, no acompanhamento, monitoramento e controle do pagamento da GECC”, afirmou a coordenadora-geral de Desenvolvimento e Desempenho de Pessoas, Priscila Cardoso. “Esse sistema faz parte das ações de transformação digital da Secretaria de Gestão de Pessoas. O que envolve essas ações não é simplesmente o sistema agora apresentado, mas também todo redesenho dos processos, de forma simplificar e tornar mais eficientes as nossas operações”, afirmou o diretor de Informações Digitais e Soluções Gerenciais, Antonio Fiuza.

*Com informações do Portal do Servidor

Fonte: SERPRO