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Serpro debate identidade digital e serviços públicos na Futurecom

6 de outubro de 2023

Foto: Reprodução

Empresa apresentou soluções e participou de discussões sobre inovação tecnológica na América Latina

O Serpro marcou presença na Futurecom 2023, realizada em São Paulo, de 3 a 5 de outubro. Especialistas da empresa apresentaram as soluções de validação de identidade e de informações em estande e debateram diferentes temas em palestras e painéis. O evento reuniu diversos atores do setor de telecom e TI da América Latina, contando com cerca de 30 mil visitantes.

No estande, montado com materiais reciclados, a estatal federal apresentou uma variedade de soluções inovadoras, incluindo o Datavalid e a Plataforma de Inteligência de Negócios (PIN). Ao longo dos três dias, a equipe de negócios esteve em ação, realizando prospecções de clientes e ampliando sua rede de contatos no setor. Além da exposição dos produtos, a empresa se destacou na programação do evento, com palestras e participação em painéis.

Transformação e adaptação

O gestor de Negócio para Mercado Privado do Serpro, Henrique Mattiello, integrou o painel “Transformação e Adaptação: Mudanças Promovidas pelo Contactless, Carteiras Digitais, PIX, Biometria e Outros Métodos de Pagamento”. O debate enfatizou a segurança em operações financeiras frente às ameaças cibernéticas e a importância de educar a sociedade para reduzir riscos.

Mattiello destacou a missão do Serpro em conectar governo e sociedade por meio de soluções digitais, enfatizando o compromisso da empresa com a educação digital e a garantia de identidade.

Garantia de identidade é desafio para os mercados

Para o gestor, outro grande desafio, especialmente no mercado financeiro, é a garantia de identidade. “Devemos fortalecer a confiança entre as partes, tanto as que buscam serviços quanto as que os fornecem. Nesse sentido, o Serpro contribui com soluções como o Datavalid, que realiza avaliações biométricas, e serviços como Consulta CPF e Consulta Dívida Ativa, todos eles auxiliando na confirmação da identidade das pessoas e na compreensão do cliente”, afirmou Mattiello.

O representante do Serpro ressaltou que a empresa oferece um robusto conjunto de soluções, baseado na integração com bases oficiais de governo e impulsionado pela inovação tecnológica. “Essa combinação nos posiciona como um parceiro de extrema confiabilidade para verificar a autenticidade das informações. Alcançamos resultados excepcionais ao unir uma base de dados altamente confiável com a tecnologia de ponta que o Serpro proporciona ao mercado”, concluiu.

Conectividade e inclusão

A superintendente de Operações do Serpro, Maira Cristine Silva, participou do painel “Como a Conectividade Pode Transformar a Vida do Cidadão e Impactar na Economia e nas Questões Socioambientais” na trilha FutureGov. As ações voltadas à inclusão de grupos minorizados, as inovações do Gov.Br e do Cidades Gov.Br, a implementação de inteligência artificial em serviços para a população e a segurança da informação foram alguns tópicos abordados pela especialista da estatal.

Maira Silva lembrou da atuação do Serpro na Marcha das Margaridas, quando disponibilizou internet, emitiu certificados digitais gratuitamente e prestou suporte para o uso dos serviços da plataforma Gov.Br às participantes da iniciativa popular. “Foi uma participação muito enriquecedora. Estamos vendo que o Serpro pode atuar para além do governo federal, conseguindo alcançar diretamente a sociedade como um todo”, celebrou.

Conexão com os municípios

Para a superintendente, a empresa está também ampliando a participação na vida dos municípios, citando a plataforma Gov.Br, cujo acesso integra outra solução da empresa, o Cidades Gov.Br. “Um município que quiser ter essa parceria, o Serpro dará todo o apoio necessário. Assim, o município estará mais próximo do governo, prestando mais e melhores serviços a sua população, e isso será muito importante para todos”, avaliou.

Sobre Inteligência Artificial, Maira Silva destacou como a estatal está potencializando seus serviços com uso de IA, exemplificando com o Embarque Mais Seguro, que usa reconhecimento facial no embarque aéreo de passageiros, A superintendente ainda afirmou que o Ministério da Agricultura e Pecuária e Ibama são alguns dos clientes mais recentes a adotarem a tecnologia por meio do Serpro.

Identidade digital

Com a palestra “Além das Senhas: Como a Blockchain Está Moldando o Futuro da Identidade Digital”, o analista da área de Produtos de Software, Comunicação, Privacidade e Segurança, Marco Tulio Lima, aprofundou o tema da identidade digital. “Na minha apresentação, fiz um histórico do tema, desde o primeiro registro civil que teve no Brasil, em 1907, até as perspectivas futuras que o Serpro já vem trabalhando e acompanhando no mercado”, descreveu o especialista.

O Futurecom movimentou o universo da tecnologia em São Paulo. O evento é a principal plataforma de conteúdo e conexão com o setor de TIC na América Latina, há mais de 20 anos impulsionando a transformação digital, sempre combinando exposições, experiências, debates, networking e demonstrações sobre os impactos das inovações em praticamente todos os segmentos da economia. O evento reuniu mais de 250 marcas expositoras e 800 palestrantes, somando mais de 200 horas de conteúdo.

Fonte: Serpro

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