Destaques

SINDPD-CE e SINTSERF realizam reunião preparatória para adesão à Campanha Outubro Rosa.

2 de outubro de 2023

O SINDPD-CE deu início aos preparativos para a “Campanha Mundial do Outubro Rosa”, que conscientiza a população feminina sobre o Câncer de Mama. Além de chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, a importância do exame do toque, mamografia e auxilia como formas de prevenção e combate à doença.

A reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Ceará – SINTSEF/CE, nesta última sexta, dia 29/09, e contou com a presença de várias lideranças femininas que conjuntamente se esforçam no trabalho de prevenção à saúde da mulher é uma orientação direta.

Como encaminhamento ficou acordado entre os sindicatos envolvidos de realizarem um evento alusivo a data, no dia 27 de outubro às 14h no auditório do Sintserf, localizado na Rua 24 de Maio, 1201 – Centro, Fortaleza – CE.

História do Outubro Rosa:

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados realizaram ações isoladas referentes ao câncer de mama. Após aprovação no Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

Em 1997, entidades americanas começaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. Todas as ações são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente, sem data definida. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa fosse expandido e que pudesse ser replicado, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Cadastre-se e receba e-mail com notícias do SINDPD