Serpro e Receita Federal apresentam resultados do Colabora

29 de setembro de 2023

Foto: Reprodução

Subsídios serão utilizados para a construção do futuro Portal de Negócios da Redesim

O Serpro e a Receita Federal do Brasil (RFB) apresentaram uma live na última quarta-feira, 27, para trazer os resultados do Colabora, um encontro que aconteceu em Belo Horizonte no mês de agosto para reunir informações que serão utilizadas na construção do futuro Portal de Negócios da Redesim. O ambiente deverá unificar os processos de abertura e legalização de empresas e negócios em todo o país.

Quem fez a apresentação desse conteúdo foi Flávia Andrade de Souza, da Divisão do Domínio de Cadastro e Tabelas Tributárias do Serpro. Dentre as 95 dores identificadas, a maior parte delas se referiu a problemas de integração, seja de sistemas ou base de dados. Também foram bastante citadas dificuldades com arquitetura de informação (organização das telas e sequência de funcionalidades), entrada de dados, integração e regulamentação. Por fim, receberam menções questões como comunicação, canais de atendimento e navegação pouco intuitiva.

“Tudo começou quando a Receita nos trouxe um projeto que visava implantação de um processo de abertura e legalização de empresas e negócios de forma mais fluida e simplificada. A ideia era trazer um foco especial na jornada do empreendador, mas sem esquecer das necessidades dos demais atores desse processo”, explicou a analista do Serpro.

Dessa forma, foi promovido em Belo Horizonte o primeiro encontro brasileiro que, em um só local, reuniu todos os principais atores da Rede Sim. No público estavam representadas todas as administrações tributárias: Receita Federal, secretarias estaduais da fazenda, secretarias de finanças dos municípios e órgãos de regulação das prefeituras. Também compareceram autoridades dos órgãos de licenciamento, como vigilância sanitária, corpo de bombeiros; de registro, como juntas comerciais; e também, pela primeira vez, quem utiliza de fato os sistemas: grandes, pequenos e médios empresários de todo o país.

Insights

“Com o colabora foi possível extrair alguns insights interessantes para as próximas etapas da construção do Portal de Negócios da Rede Sim. O insumos serão utilizados para construção de um sistema com foco no usuário, com um sistema adequado ao processo, não o contrário”, complementou Flávia. A ideia é possibilitar a oferta de serviços públicos mais assertivos e aderentes às necessidades do cidadão, alinhando as necessidades de clientes, parceiros e usuário.

Quem mediou o encontro foi o gerente nacional do Projeto de Integração Nacional Redesim da Receita Federal, Carlos Vinicius Nacif. “Eu acho que isso é um marco na administração pública brasileira no sentido de saber ouvir e perceber as necessidades de evolução, nos sentimos muito satisfeitos com o caminho que estamos trilhando”, avaliou.

Outra convidada foi Eliana Soares, empresária porto-alegrense do ramo da contabilidade e conselheira suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. “O evento de Belo Horizonte foi muito importante e ajudou a mapear nossas dificuldades como usuários. Os desafios são muitos e variam de região para região, mas a ideia é justamente simplificar e padronizar o ambiente de negócios”, afirmou.

Entrada única

Já Sauro Henrique, vice-presidente da junta comercial de Minas Gerais trouxe alguns problemas práticos enfrentados por quem quer abrir empresas no país. “Às vezes até conseguimos o CNPJ, mas temos dificuldades, por exemplo, com os licenciamentos”, disse. No entanto, se demonstrou otimista com o futuro Portal de Negócios. “Com esse diagnóstico conseguimos identificar os problemas e focar em soluções de dentro para fora. Vocês focaram no ator principal, o usuário, o empreendedor. O Colabora propõe um portal de negócios com uma entrada única para todo o país. Nós temos que entender que o Brasil é um só”, finalizou.

Representando o setor privado, estava presente a arquiteta e urbanista Camila Trindade, da Raia Drogasil. “Para nós, o mais importante é que o sistema seja, de fato, integrado. Ainda enfrentamos muitas divergências entre regiões, municipalidades e processos. Nós inauguramos cerca de 260 filiais por ano, por isso a importância para nós de unificação do processo e padronização do sistema já que hoje, por exemplo, o Redesim de MG tem uma interface um pouco diferente do de São Paulo, relatou.

Fonte: Serpro