Threads: Risco de violação de privacidade preocupa usuários

10 de julho de 2023

Logo Threads. Créditos: Instagram: Threads

Integração entre Threads e Instagram pega internautas de surpresa ao excluir conta

O Threads, um aplicativo recente de rede social integrado ao Instagram, tem atraído rapidamente uma base de usuários. No entanto, há preocupações sobre a privacidade devido à extensa coleta de dados feita pelo aplicativo. De acordo com a descrição na loja da Apple, várias informações pessoais podem ser coletadas e vinculadas à identidade dos consumidores.

Uma das principais polêmicas em torno da plataforma diz respeito à exclusão de contas. Devido à sua integração com o Instagram, não é possível excluir uma conta no Threads sem que o perfil na outra plataforma seja afetado. Essa regra pegou muitos usuários desprevenidos, especialmente aqueles que não leram os termos de uso e as políticas de privacidade.

Essa situação reforça a importância de estar ciente de que, assim como outras redes sociais, o Threads coleta uma quantidade imensa de dados de seus usuários. Entre os dados que podem ser coletados estão informações relacionadas à saúde, como dados de condicionamento físico, e também informações sobre compras e finanças. Além disso, o aplicativo pode acessar a localização do usuário, informações de contato (como número de telefone e e-mail), lista de contatos, conteúdo gerado pelo usuário, histórico de busca, histórico de navegação, identificadores de login, dados de uso, informações confidenciais e até mesmo diagnósticos de falhas no dispositivo utilizado.

A Meta, empresa responsável pelo Threads, detalha ainda mais a coleta de dados relacionados ao perfil do usuário, como nome, endereço de e-mail, número de telefone e configurações específicas, incluindo senha e dados de pagamentos. Além disso, o aplicativo também coleta informações sobre as preferências dos consumidores, como preferências de anúncios.

O Threads registra não apenas quando o aplicativo é utilizado, mas também o conteúdo que a pessoa cria, visualiza e escreve nas buscas. Ele coleta dados sobre com quem o usuário interage e como interage, incluindo cliques, curtidas e comentários. Os recursos utilizados no aplicativo, como publicação de texto, fotos, vídeos e hashtags, também são registrados, juntamente com metadados sobre o conteúdo, como data da publicação, frequência e duração das atividades relacionadas a ele.

Além disso, a plataforma também coleta dados dos seguidores, incluindo informações sobre seguidores e outros usuários, bem como informações sobre as comunidades com as quais têm conexão ou interagem. A conexão com o Instagram permite que o Threads utilize informações dessa plataforma para melhorar a experiência de seguir e se conectar a outras pessoas, ajudando os usuários a encontrar e seguir perfis conhecidos do Instagram e vice-versa.

Diante dessa extensa coleta de dados, é compreensível que surjam preocupações sobre a privacidade dos usuários. A empresa de Mark Zuckerberg, no entanto, afirma que essas informações são utilizadas para aprimorar a experiência dos consumidores, tornando a conexão e interação mais fácil e relevante. No entanto, é importante que as pessoas estejam cientes da quantidade e do tipo de dados que estão sendo coletados e como eles podem ser utilizados.

A Meta deve garantir que as práticas de coleta, uso e proteção de dados estejam em conformidade com as leis e regulamentos de privacidade aplicáveis, oferecendo aos usuários opções claras e transparentes em relação à coleta e ao uso de seus dados. É fundamental que a empresa adote medidas robustas para proteger a privacidade de quem utiliza a rede e estabelecer uma cultura de transparência, empoderando os consumidores a tomar decisões informadas sobre o compartilhamento de suas informações pessoais. A confiança dos usuários é essencial para o sucesso contínuo do Threads e de outras redes sociais, e a empresa deve se esforçar para manter essa confiança por meio de práticas responsáveis de privacidade de dados.

Fonte: Revista Fórum