A nuvem é uma grande aliada da transformação digital

28 de abril de 2023

Foto: Reprodução

Serpro apresenta solução MultiCloud em encontro nacional de inovação do Judiciário, realizado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Otimizar e simplificar a relação do governo com o cidadão, trazendo eficiência pra gestão pública: essas são as premissas básicas da transformação digital. Mas como acompanhar de perto as inovações tecnológicas se o setor público se depara com ciclos de compra demorados, que demandam, no mínimo, de seis meses a um ano? Como esperar tanto tempo para se ter acesso a tecnologias como machine learning e inteligência artificial; até mesmo pra a ampliação da infraestrutura para rodar uma nova aplicação?

Foi com essas perguntas que Eduardo Sampaio Cardim, gerente de negócios em nuvem do Serpro, iniciou sua apresentação na décima edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic). O evento tem como objetivo a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento, com debates relacionados às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça estadual no Brasil.

A resposta está nas nuvens

De acordo com Cardim, uma tecnologia que de fato traz velocidade e eficiência para qualquer processo de inovação é a chamada cloud computing. “Uma contratação célere e bem-feita de nuvem vai catalizar sua transformação digital, o teste de novas tecnologias e a criação das aplicações indispensáveis ao seu negócio”, pontuou. No entanto, prosseguiu o gerente, a contratação de nuvem é um processo complexo, com métricas de precificação complexas e falta de transparência, fatores que dificultam a elaboração de um edital. É aí que entra o Serpro.

Com base em toda sua vivência no mercado e nos desafios identificados no governo federal, a empresa decidiu desenvolver uma solução para sanar as dores do setor público e que o governo possa confiar. Uma solução de multicloud ancorada nos principais provedores de nuvem pública, incluindo serviços para apoiar todos os entes públicos nessa jornada, com consultorias especializadas para dar todo o suporte à migração: o Serpro MultiCloud. E dentro desse portfólio, o Serpro também é provedor de nuvem. A empresa desenvolveu, no último ano, uma nuvem própria, a Serpro Cloud One, um provedor cem por cento instalado em centros de dado de governo localizados em território nacional.

“Hoje nós somos um dos maiores broker de governo do brasil e o nosso objetivo é prover o processo de transformação digital com crescimento sustentável, sem obstáculos e acesso aos principais players de nuvem. A vantagem de você ter um broker como o Serpro é a oferta de múltiplos provedores, com acesso irrestrito ao catálogo dos parceiros e um acompanhamento contínuo do nosso time. O Serpro cuida da nuvem, ajuda na migração e cuida da infraestrutura, enquanto o cliente consegue ficar dedicado às suas aplicações e camada de dados”, defendeu Cardim.

O Enastic foi realizado entre os dias 25 e 27 de abril, no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Além da participação na programação de palestras, a empresa contou com um estande na área de exposições do evento. Na ocasião, foram criadas oportunidades de negócios, face o contato direto com diretores e gerentes de tecnologias dos órgãos que agora passam a contar com o Serpro como um provedor de soluções de tecnologia, norteando-os para a tomada de decisão.

Fonte: Serpro