Líderes do G20 reforçam papel da inclusão digital e IA para o desenvolvimento sustentável

4 de outubro de 2024

FOTO: REPRODUÇÃO

Representantes do Serpro estiveram em Maceió participando das discussões que resultaram na aprovação de princípios globais sobre economia digital

Em setembro, representantes dos países mais influentes do mundo se reuniram em Maceió para debater o impacto da tecnologia no desenvolvimento global, com foco na inclusão digital, infraestrutura pública digital e o uso de inteligência artificial (IA). A “Declaração Ministerial de Maceió” reforçou o compromisso do G20 com uma transformação digital inclusiva e sustentável.

Com o tema “Inclusão Digital para Todos”, os líderes destacaram a importância de promover a conectividade significativa, especialmente para as populações mais vulneráveis. “O Serpro tem um papel fundamental nessa discussão. A inclusão digital deve ser vista como um fator estratégico, não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para a garantia de direitos e a promoção da cidadania digital. A empresa está comprometida em fornecer soluções que possibilitem essa transformação de forma segura e eficiente”, declarou Sérgio Kamache, assessor da Diretoria, presente no evento.

Infraestrutura pública digital: o papel do governo no futuro digital

Outro tema de destaque foi a infraestrutura pública digital (DPI), essencial para garantir serviços acessíveis e seguros, utilizando padrões tecnológicos em rede voltados para o interesse público. O debate girou em torno do uso de identidades digitais como chave para a inclusão. A ONU estabeleceu como meta garantir identidade legal para todos até 2030. “O Serpro, com grande experiência em soluções de identificação digital, poderá compartilhar seu conhecimento com os países-membros e todos os que seguirem as diretrizes estabelecidas na declaração”, comentou Sérgio.

Inteligência artificial e o combate à desinformação

Outro destaque do evento foi o fato do grupo de trabalho de economia digital do G20 ter incluído, pela primeira vez, o tema dos efeitos da desinformação e das informações incorretas na proliferação de discursos de ódio e outras condutas prejudiciais na internet.

O Brasil anunciou uma nova iniciativa em parceria com a ONU e a Unesco para combater a desinformação, usando inteligência artificial (IA) para promover a integridade da informação. “As iniciativas de IA do Serpro no setor público, focadas em soluções que otimizam o uso de dados governamentais para políticas públicas mais eficazes, são exemplos práticos do potencial transformador da IA”, declarou Rafael Ferreira, gerente de Negócios para Mercado Internacional da empresa, também presente em Maceió.

Os países-membros incluíram na Declaração que a falta de integridade afeta as principais economias do mundo, mina a confiança na economia digital e gera instabilidade política e econômica. “É importante ressaltar que a presidência do Brasil foi a primeira a chegar a um consenso sobre o tema nos últimos três anos, mostrando a capacidade do país de construir pontes em assuntos tão delicados e cruciais na atualidade”, explicou Rafael.

Conheça a íntegra da Declaração

Com o apoio de instituições como o Serpro, o G20 avança na criação de um futuro digital mais equitativo, inclusivo e sustentável para todos. Mais informações estão disponíveis no portal do G20, onde é possível ler a íntegra da “Declaração Ministerial de Maceió“.

FONTE: SERPRO