E-título, Pardal, Boletim na mão… Conheça os aplicativos disponíveis para o eleitor

25 de setembro de 2024

Aplicativo e-Título substitui a versão impressa Créditos: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Justiça eleitoral disponibiliza apps de celular que ajudam o cidadão no dia da eleição; saiba quais são

Para as eleições de 2024, a Justiça Eleitoral oferece alguns aplicativos de celular que podem ser baixados gratuitamente, ajudando o cidadão no dia do voto e mesmo depois dele.

O mais famoso é o e-Título, aplicativo lançado há seis anos e que substitui o tradicional título de eleitor impresso no dia das eleições. Por meio dele é possível ter acesso a informações como o local de votação, assim como a certidão de quitação eleitoral e outros documentos. A nova versão permite ainda que os dados possam ser protegidos por senha.

Para quem fez o cadastramento biométrico, o e-Título traz a fotografia do eleitor, facilitando a identificação para os mesários. Se o eleitor não se cadastrou ou não baixou o aplicativo, deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar no dia da votação.

Outro aplicativo bastante utilizado é o Pardal, que permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais que ajudam no combate a crimes eleitorais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até 11 de setembro, o Pardal havia recebido mais de 34.200 denúncias sobre práticas de propaganda eleitoral irregular na campanha de 2024. O estado de São Paulo liderava o ranking, com 6.702 denúncias, e Minas Gerais estava em segundo lugar, com 4.145.

Outros aplicativos
Além do e-Título e do Pardal, é possível baixar o aplicativo Boletim na Mão, que realiza a leitura por meio de QRcod do boletim impresso pela urna da seção eleitoral. Assim, é possível obter e visualizar uma cópia digital dos boletins do resultado da urna no celular ou tablet.

Quem quiser se inteirar após o fechamento das urnas, o aplicativo Resultados permite acompanhar a contagem dos votos em todo o país, em tempo real. É possível realizar a pesquisa por estados e municípios, com os cargos em disputa em separado, e consultar os votos nominalmente, buscando de forma direta a candidata ou o candidato que desejar. Após a apuração, a plataforma divulga os nomes de quem foi eleito.

Para quem vai trabalhar no processo eleitoral, o aplicativo Mesário foi desenvolvido para treinar e auxiliar antes e durante as eleições. São listados os procedimentos na seção eleitoral e materiais complementares, com o histórico de notificações enviadas pela Justiça Eleitoral.

Todos os apps estão disponíveis na App Store e no Google Play.

Com informações da Agência Câmara

FONTE: REVISTA FÓRUM