SINDPD-CE Participa do Lançamento da Revista “115 Anos de Ensino Técnico” com Palestra sobre Inteligência Artificial

23 de setembro de 2024

Na última sexta-feira, 20 de setembro, no auditório do IFCE, a diretoria do SINDPD-CE (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado do Ceará) marcou presença no lançamento da revista comemorativa “115 Anos de Ensino Técnico”. O evento, realizado em Fortaleza, celebrou mais de um século de contribuição da educação técnica para o desenvolvimento profissional e tecnológico do Ceará.

Uma das atrações principais foi a palestra “Inteligência Artificial: Uma Abordagem Ampla”, ministrada por Ivonísio Mosca, Diretor de Políticas de Informática e Tecnologia do SINDPD-CE. Ivoísio, que é reconhecido por seu amplo conhecimento e experiência na área de tecnologia, abordou de forma didática os diversos aspectos da inteligência artificial (IA), desde seus conceitos básicos até suas aplicações mais avançadas.

Durante a palestra, Mosca destacou o impacto crescente da IA em diferentes setores da economia e como essa tecnologia está transformando o mercado de trabalho. “Estamos vivendo uma nova revolução industrial, onde a inteligência artificial desempenha um papel central. É fundamental que os trabalhadores estejam preparados para os desafios e oportunidades que essa tecnologia oferece,” afirmou Mosca.

O evento contou com a presença de representantes de diversas entidades educacionais, sindicais e governamentais, além de professores, estudantes e profissionais da área tecnológica. A revista “115 Anos de Ensino Técnico” foi lançada como uma homenagem à trajetória histórica da educação técnica no Brasil, destacando conquistas, desafios e o papel essencial das instituições de ensino técnico no Ceará.

A participação do SINDPD-CE no evento reforça o compromisso da entidade com a atualização constante dos trabalhadores de TI e com a promoção de debates sobre temas que impactam diretamente o futuro do trabalho e da educação.