Como a nova função do X deve impactar o mercado de criptomoedas
Créditos: Steve Jurvetson via wikimedia commons
Especulações sobre uma nova mudança no horizonte da empresa de Elon Musk têm mexido com as expectativas dos investidores – e das redes
O empresário multimilionário Elon Musk, dono de empresas como a Tesla e a SpaceX, divulgou uma captura de tela em que o aplicativo X — antigo Twitter, adquirido por ele em 2022 — aparece com um novo ícone de interação, que levantou especulações entre a comunidade da rede.
O ícone em questão era um cifrão, o símbolo gráfico que representa o dinheiro: $, que aparecia no canto da tela. O que isso sugere é, possivelmente, uma nova mudança na rede, que já passou por diversas alterações desde sua aquisição por Musk.
De uma versão “paga” da rede para adquirir a função de verificado e conseguir remover anúncios à mudança da função de “bloquear” um usuário de maneira que seu perfil passe a ser invisível para ele, as modificações estão numa série ascendente — e bastante questionável.
Agora, a adição do novo símbolo pode apontar para uma função mais ousada do X: a possibilidade de realizar pagamentos ou fazer compras através da plataforma, provavelmente com o uso de moedas digitais.
Quem forneceu a explicação mais aceita foi um usuário da rede social, Nima Owji, que estuda o desenvolvimento de aplicativos. De acordo com ele, o botão poderia ser “usado para enviar dinheiro a alguém como parte do X Payments”, uma subsidiária do X que já estaria adquirindo licenças para operar como intermediário de transações em dinheiro nos EUA.
Em agosto de 2024, a plataforma já contava com licenças em 33 estados norte-americanos e planejava completar o processo de incorporação até o final do ano, de acordo com Odaily.
Musk respondeu à postagem de Owji no X dizendo: “Verdade”.
Isso também leva os investidores a criar (ainda mais) expectativas em relação ao Dogecoin (DOGE), uma criptomoeda criada em 2013 por Billy Markus e Jackson Palmer como uma “sátira do Bitcoin”, inspirada num meme: a imagem do cão Shiba Inu, muito popular nas redes à época.
Em novembro de 2024, o ativo financeiro, que passou por uma valorização acentuada nos últimos anos, chegou a uma alta de até 88% após a eleição de Donald Trump, acordo com o Times.
Entusiasta
Musk é um grande entusiasta da Dogecoin, que evoluiu como piada até se tornar, agora, um possível meio de pagamento do X.
Outra alternativa pode ser o Bitcoin, que já é amplamente aceito em plataformas digitais, como a varejista Amazon e o sistema de pagamentos do Paypal. Nas últimas semanas, fomentado pela eleição de Trump e pela promessa de que o presidente criaria uma suposta reserva federal da criptomoeda nos EUA, o Bitcoin também passou por uma alta histórica e chegou a valer quase US$ 100 mil.
Com a indicação de Musk a um novo departamento criado no governo dos EUA por Trump, o “Departamento de Eficiência Governamental”, há duas promessas em vista: a de diminuição brusca do gasto governamental e a do favorecimento de meios de pagamento alternativos e de criptomoedas especulativas.
FONTE: REVISTA FÓRUM