CNPq divulga resultado preliminar da chamada pública do Programa Mais Ciência na Escola

1 de outubro de 2024

Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Iniciativa de letramento digital do MCTI e MEC tem investimento de R$ 100 milhões na criação de 1.000 laboratórios maker

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no dia 27 de setembro, o resultado preliminar da chamada pública do Programa Mais Ciência na Escola que aplicará aproximadamente R$ 100 milhões na criação de 1.000 laboratórios maker – espaços de prototipagem e inovação, onde jovens podem dar vida às suas ideias e projetos – em escolas públicas de todo país, priorizando os anos finais do ensino fundamental situadas em áreas de alta vulnerabilidade social.

O que o Mais Ciência na Escola faz é oferecer e estrutura para que a educação básica tenha mais atividade prática, para que com a orientação e compartilhamento do conteúdo de seus professores, dos alunos, possam desenvolver diversos projetos, inclusive criar soluções para o cotidiano da sua família, da sua comunidade, a partir do método científico”

O Programa é uma iniciativa conjunta entre os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), instituída pelo Decreto nº 12.049, de 11 de junho de 2024.

A seleção preliminar aprovou 27 propostas, uma para cada um dos 26 Estados e mais o Distrito Federal, apresentadas por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para constituição de redes estaduais e planos de atividades que promovam o letramento digital e a educação científica e tecnológica com 10.000 bolsas para estudantes e 1.000 bolsas para professores da educação básica.

“O que o Mais Ciência na Escola faz é oferecer estrutura para que a educação básica tenha mais atividade prática, para que com a orientação e compartilhamento do conteúdo de seus professores, dos alunos, possam desenvolver diversos projetos, inclusive criar soluções para o cotidiano da sua família, da sua comunidade, a partir do método científico”, destacou a ministra Luciana Santos.

A Chamada Pública, com execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) busca disseminar o conhecimento científico e a educação digital nas escolas públicas, promovendo um futuro digital, científico, inclusivo e inovador em diálogo com o Programa Escola em Tempo Integral. Os recursos da Chamada têm origem no Programa Conecta e Capacita Brasil, uma das 10 linhas de investimento definidas pelo Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em 2023, no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI e contribui para a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).

Consulte o resultado preliminar aqui.

FONTE: GOV.BR