03/12/2018
Campanha Salarial 2018: TRT faz audiência de dissídio coletivo.

Confira a ATA da audiência entre SINDPD-CE, sindicato que representa os trabalhadores(as) das empresas sublocadoras de mão-de-obra e SEACEC.

O Tribunal Regional do Trabalho, por meio da Desembargadora do Trabalho, Dra. Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, realizou na manhã do dia 03 de dezembro de 2018, uma audiência de conciliação entre os sindicatos, SINDPD-CE e SEACEC, ocorrido na sala de sessões do TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região) em Fortaleza.

Na ocasião, o SEACEC retirou às duas cláusulas pendentes, referente a proposta patronal de isenção das obrigações prevista em lei, de contratar menores aprendizes e de preencher uma pequena parte de suas vagas de trabalho com pessoas portadoras de deficiência. O SINDPD-CE ressaltou que o SEACEC tentou tirar proveito da brecha criada com a reforma trabalhista que permite ao empregador que não respeite um direito previsto em lei.

Felizmente na audiência de hoje, foi resolvido a pendência e de comum acordo entre os dois sindicatos (patronal e laboral), finalmente às cláusulas com proposta patronal foram excluídas. Na mesma oportunidade, foi acordado ainda o reajuste salarial de 2.95% e para os demais benefícios o reajuste será de 3%. Sobre o retroativo, às empresas deverão pagar em 06 parcelas disponibilizadas a partir de março de 2019, a justificativa do SEACEC da não repactuação ainda este ano, foi que as empresas não teriam fluxo de caixa para pagar o reajuste e o retroativo de uma só vez, devido ser quase final de ano, e as empresas teriam outras obrigações como: 13ª salário e outros encargos trabalhistas.

Às cláusulas a taxa assistencial e homologação o SEACEC irá dar uma nova resposta, previsto na próxima audiência de dissídio coletivo agendada para o dia 10/12 (segunda-feira).

ATA disponível em PDF