06/09/2018
SINDPD-CE participa da celebração dos 12 anos da Lei Maria da Penha

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene na tarde desta última terça-feira, (04/09), em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha, celebrado no dia 7 de agosto. O evento atendeu o requerimento da deputada Rachel Marques (PT).

A lei Maria da Penha entrou em vigor em 2006, como uma tentativa de facilitar a punição para autores de violência doméstica. No Brasil, uma a cada cinco mulheres é vítima de violência doméstica, segundo dados da Secretaria de Política para Mulheres.

De acordo com Rachel Marques, cerca de 80% dos casos são cometidos por parceiros ou ex-parceiros. Ainda segundo a parlamentar, a lei foi batizada de Maria da Penha em homenagem a uma das tantas vítimas de agressão e é considerada uma das melhores legislações do mundo no combate à violência contra as mulheres pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para tentar dar alguma dimensão da banalização da violência contra a mulher, o SINDPD-CE busca se inserir nas programações alusivas as lutas das mulheres.

Inúmeras pesquisas mostram, há anos, a vergonhosa prevalência da violência contra as mulheres no Brasil. A realidade, no entanto, muda pouco. Também não muda o tratamento destinado aos agressores, classificados como loucos e antissociais, quando na verdade é o contrário: homens perfeitamente inseridos em uma sociedade que não dá o menor valor às vidas das mulheres.

Juntos(as), vamos dizer basta de agressões, violência sexual, feminicídio e todas as formas de violência!