09/08/2017
11 anos da Lei Maria da Penha

Ato pela abertura da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza marca os 11 anos da Lei Maria da Penha

O SINDPD-CE através de sua Secretaria de Saúde participou hoje, dia 7 de agosto, data em que a Lei Maria da Penha completa 11 anos, de um ato público para cobrar dos Governos Federal e Estadual o início do funcionamento da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza. A manifestação teve concentração às 8 horas, em frente ao equipamento, na Rua Teles de Souza, S/N – Bairro Couto Fernandes.

Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza será destinada à defesa dos direitos das mulheres da Capital. A atividade foi realizada em parceria com várias entidades e organizações de defesa dos direitos da mulher, como, sindicatos, coletivos, movimentos  e parlamentares.

Segundo a Coordenadoria de Mulheres da Câmara de Vereadores a Casa faz parte do Programa “Mulher Viver Sem Violência”, que prevê uma unidade deste tipo em cada Capital brasileira. Hoje, seis estados estão sendo beneficiados, sendo que em quatro deles o prédio ainda está em construção.

Ainda de acordo com a Coordenadoria, a unidade contará com 11 serviços especializados nos diferentes tipos de abusos, compondo uma estrutura para ajudar a mulher em situação de violência a decipela denúncia da agressão, em suas diferentes formas, seja agressão sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Serão vários atendimentos, como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

O SINDpd_Ce na luta por garantias de políticas públicas. Nestes 7 de agosto, celebramos a Lei Maria da Penha como uma conquista histórica das mulheres do Brasil.

Viva a Lei Maria da Penha!