fale conosco Fale conosco
facebook twitter youtube

 

07/06/2018
O que é ser esquerda?


A+ A-
Tamanho da letra

Por Adriano Torquato - Assessor Sindical do Sindpd-Ce

Pra começar esse viajar na maionese vamos com o Deus da mitologia grega o Hermes, o deus mensageiro, aquele responsável para traduzir as mensagens do Deus Superior ZEUS pra os deuses menores e para os homens. Suspeito que essa é a origem da palavra HERMENÊUTICA que significa INTERPRETAÇÃO. No discurso político, as expressões usadas não pautam se pelo seu sentido técnico, conceitual, científico, mas pelo objetivo da expressão, convencer o ouvinte de algo pretendido pelo autor dessa expressão. Assim sendo, algum político utilizar a lógica da polaridade eleitoral Lula X Boçalnaro, para dizer que estar no centro não significa merda nenhuma. Pois na tri-polaridade de projetos, ações políticas, SOCIALISMO X SOCIAL-DEMOCRACIA X CAPITALISMO, O PT ENCONTRA-SE DO CENTRO.... Agora um pouco de Ciência Política. O que é ser de esquerda na política? 

ESQUERDA - ESQUERDA - ESQUERDA - ESQUERDA. Especulando sobre o uso da expressão ESQUERDA na política. Hoje isso não significa conceitualmente absolutamente nada. É somente uma peça do discurso, que é utilizada das mais indefiníveis formas.

A história conta que foi na Inglaterra outros falam que foi na França que iniciou a utilização da Palavra ESQUERDA na política. Isso porque esses países eram MONÁRQUICOS/ABSOLUTISTAS e, portanto, tinham REI com poderes plenos. Mas tinham conselheiros. O Rei quanto tinha que tomar uma decisão mais importante convocava uma reunião com os conselheiros, na Inglaterra eram os Lordes, em francês, Lords, os nobres, Aristocratas, donos das terras, que antes do processo de industrialização e financeirização da economia era a única representação de muito patrimônio e o poder. Falam que a Igreja Católica tinha 70 % das terras europeias e, portanto... Era a toda poderosa, chegando à auto cunhar-se o título de CATÓLICA que significa UNIVERSAL. NESSAS REUNIÕES de aconselhamento do REI. Os aristocratas que não eram subordinados excessivamente ao poder do REI sentavam no lado esquerdo na sala de reunião. Essa é a origem da expressão esquerda como FORÇA POLÍTICA DE OPOSIÇÃO.

Com o advento do capitalismo e socialismo, a marca do início do capitalismo é o processo de industrialização com a fabricação de produtos por máquinas e a contratação de mão de obra, por volta do século XVIII, já o socialismo sua marca é a Revolução Russa de 1917. Assim como o Socialismo é a oposição ao Capitalismo, A EXPRESSÃO ESQUERDA continuou com o seu mesmo conceito de oposição, mas agora, não como grupo contrário aos interesses do Rei, mas ESQUERDA COMO FORÇA POLÍTICA CONTRÁRIA AO CAPITALISMO. ...conceitualmente A SOCIAL-DEMOCRACIA sacaneou a concepção de ESQUERDA. Por quê? Existiam dois modelos sociais de produção e distribuição de bens e serviços radicalmente opostos, O SOCIALISMO E O CAPITALISMO. Mas surgiu a teoria da socialdemocracia (John Maynard Keynes (1883-1946), teórico que eu acho que conceitua melhor a socialdemocracia). A socialdemocracia concorda que o capitalismo, o liberalismo, como um modelo correto, mas não com todo o poder de exploração que o Adam Smith (1723-1790 - considerado o Pai do Capitalismo) permitia. A Socialdemocracia criou o capitalismo com o Estado do bem-estar social. 

A socialdemocracia apregoa que os detentores do capital precisam reproduzir o seu patrimônio, mas como o patrimônio não se auto reproduz sozinho, o outro lado necessário, os trabalhadores, precisam também obter alguma vantagem nesse processo. Condições necessárias para a existência da democracia. Pois não existe democracia sem o mínimo de equidade de poder entre as forças produtivas de bens e serviços. Mas ai vem à desgraça da pergunta conceitual.

A SOCIAL-DEMOCRACIA É ESQUERDA OU DIREITA?

 

 

Imprimir
Adriano TorquatoAdriano Torquato
.
Adriano Torquato é Assessor Sindical do Sindpd-Ce.



2010-2018. Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de Computação, de Informática e Novas Tecnologias da Informação do Estado do Ceará | Sede: Avenida Tristão Gonçalves, nº 1250 | Centro | Fortaleza - CE | CEP: 60.015-001 | Fone: (85) 3048-1414 / (85) 3048-1403 / (85) 3048-1401 / (85) 3048-1410
Código Sindical: Nº 914.005.436.02860-3 | Web site: www.sindpdce.org.br | E-mail: falecom@sindpdce.org.br
Atualizado pela Assessoria de Comunição do SINDPDCE, Wanessa Canutto, produzido por TEIA DIGITAL