O que falta para a revolução do 5G chegar ao Brasil e qual o potencial da nova rede

22 de fevereiro de 2021

5G não é apenas uma rede mais rápida. Trará também vantagens que farão deslanchar inovações represadas por falta de estabilidade e de cobertura

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promete o leilão da quinta geração da telefonia celular (5G) no Brasil para este primeiro trimestre. Operadoras aguardam regras para decidir investimentos. A Coreia do Sul já conta com a rede 5G nacionalmente desde 2020. Nos Estados Unidos, algumas cidades já podem desfrutar da velocidade da nova tecnologia, que pode ser até 100 vezes mais rápida que a 4G. A China e o Japão também devem estrear seus sistemas 5G em breve. Quando o Brasil vai entrar na era da ultravelocidade da internet móvel?

O 5G não é apenas uma rede celular mais rápida para você poder ver filmes em HD no seu celular, onde quer que esteja. A tecnologia tem uma largura de banda maior e menor latência. Ou seja, a informação é transmitida de um aparelho ao outro quase imediatamente. Mas o 5G também traz uma série de vantagens que farão deslanchar tecnologias que até hoje estão represadas por falta de uma rede estável, barata e com grande cobertura. A Internet das Coisas, ou IoT, do inglês Internet of Things, é a principal delas.

A Internet da Coisas pode dar inteligência e conectividade a praticamente qualquer coisa, de uma máquina industrial a um crachá de um funcionário.

A IoT representa uma revolução na logística e na integração entre indústria e comércio. Ela vai proporcionar gigantescos ganhos de produtividade. Teremos sensores, ligados a máquinas, prateleiras e até mesmo monitorando plantações. Na outra ponta, estará um software poderoso, utilizando aquelas tecnologias como inteligência artificial, machine learning, que vão tomar decisões como aumentar a produção de uma fábrica ou alertar que uma máquina precisa de manutenção. No centro disso vai estar o 5G.

Também pode interessar
Cabo submarino que pode ser caminho do 5G no Brasil já viaja pelo Atlântico

Mas isso vai possibilitar muito mais que fábricas mais lucrativas. Cidades terão sua iluminação, trânsito, níveis de poluição, sistema de água e esgoto conectados em uma rede inteligente. Com isso, sensores de vibração vão possibilitar a análise preditiva de pontes e edifícios com desgaste de materiais ou bombeiros poderão ser acionados no momento que um sensor detectar fogo em um prédio. A comunicação entre carros vai melhorar também a eficiência dos carros autônomos que finalmente poderão ganhar as ruas. Aplicações de missão crítica, como cirurgias a distância ou uso de robôs em ações onde há risco de vida, poderão ser realizadas graças à maior confiabilidade da rede 5G.

E isso não é tudo. Nós estaremos conectados pelo 5G. Tecnologias que ainda estão no início, como realidade aumentada e aparelhos vestíveis vão mudar radicalmente. Seu smartwatch vai monitorar seu batimento cardíaco, sua pressão e até o nível de oxigênio no sangue e compartilhar com seu médico ou plano de saúde, em caso de emergência. Realidade aumentada e realidade virtual vão mudar os eventos físicos com experiências imersivas.

Mas tudo isso ainda está em andamento. O 5G não vai ser implementado de uma hora para outra no Brasil. Além das questões legais, como o leilão que está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2021, há questões técnicas. Uma parte da tecnologia 5G usa a rede atual, para 3G e 4G, mas para usar todo seu potencial, será necessário investir em mais antenas específicas para o 5G e outros equipamentos.

A participação da Huawei na implantação de redes de 5G pelo mundo tem sido alvo de críticas e restrições encampadas, principalmente, pelo governo norte-americano, e replicadas no Brasil.

Assista à reportagem de O Planeta Azul

Na gestão de Donald Trump, os Estados Unidos haviam proibido a principal desenvolvedora da tecnologia 5G, Huawei, de atuar no país. O novo presidente, Joe Biden, ainda não retomou as negociações com a China sobre o assunto. Além dos Estados Unidos, também decidiram banir a tecnologia chinesa Reino Unido, Austrália e Suécia, entre outras nações. Entre os países abertos para o uso do 5G da Huawei está a Alemanha, que é a maior economia da Europa. Em dezembro, o gabinete da chanceler Angela Merkel aprovou uma nova lei de segurança de redes, que abre o caminho para permitir o uso da tecnologia da empresa chinesa no país.

Já no Brasil, o governo criou uma portaria que exigirá a implantação de uma rede privativa de comunicação para a administração federal com requisitos de segurança a serem cumpridos pelas empresas vencedoras do leilão de 5G.

O texto foi a solução encontrada pelo governo para apaziguar as restrições do presidente Jair Bolsonaro à atuação da fornecedora de equipamentos chinesa Huawei e, ao mesmo tempo, não impedir a empresa de atuar no Brasil, o que traria prejuízo às operadoras de telecomunicação.

Bolsonaro, alinhado com o governo do então presidente norte-americano Donald Trump, tinha a intenção de banir a Huawei de atuar no mercado brasileiro de 5G. Os planos do presidente, no entanto, esbarram no fato de a chinesa já fornecer a maior parte dos equipamentos das redes 4G e 3G do Brasil e ter os menores preços. De acordo com as operadoras, a proibição da atuação da Huawei obrigaria as empresas a trocar grande parte dos equipamentos usados no Brasil para a implantação da rede 5G. O custo para modificar toda a rede ficaria entre R$ 150 bilhões e R$ 200 bilhões.

FONTE: REDE BRASIL ATUAL
FOTO: Freepik