Quando o profissional de TI não está alinhado com o negócio

8 de janeiro de 2021

Logo quando comecei a atuar na área de TI, fui iludido que o meu maior desafio seria correr atrás do conhecimento técnico para que as empresas disputassem para ter esses amplos conhecimentos adquiridos.

Porém, assim que os anos foram passando descobri que esse não era e nunca foi o maior desafio dos profissionais de TI.

Não foi uma nem duas vezes que vi profissionais com gabaritos técnicos sendo mandados embora, enquanto outros, que não tinham tanto conhecimento assim, assumindo o posto em seus lugares.

O grande problema do profissional de TI muito técnico, é que ele é muito técnico!

Pode parecer contraditório para você que é novato, mas quem está há anos na área sabe que é muito difícil encontrar um profissional de TI que sente empatia pelo negócio da empresa.

Esse é o nosso maior desafio, afinal, para que saber como instalar a última versão do Sistema Operacional com seus recursos avançados e suas configurações hiper complicadas, se na hora que o negócio precisar, você criar dificuldades de mudar os processos ou se adequar a realidade da demanda?

No mundo real, servidores, switches, roteadores, links de internet, estações de trabalho e toda a infraestrutura de hardware e software de uma empresa, são apenas para suportar o negócio dela funcionando.

Tudo isso é meio óbvio, mas muitos profissionais se focam em funcionamentos técnicos e se perdem no relacionamento com as áreas que geram a renda para a continuação do negócio da empresa, fazendo ela perder dinheiro, ter prejuízos e, consequentemente, fazendo ela optar por profissionais pouco “técnicos” para executar o trabalho, mas com relacionamento impecável no trato com o “cliente interno” de TI.

Um exemplo que posso dar para ilustrar esse problema, foi uma vez que a empresa onde trabalho precisou instalar uma ferramenta nova para efetuar vendas para o Black Friday, e com isso algumas portas do firewall estavam bloqueando a saída do tráfego. No procedimento corriqueiro, se deveria abrir chamado para a equipe de firewall, que aplicaria a regra seguindo a fila das outras solicitações já pedidas. Porém, não dava pra esperar, por isso foi pedido prioridade para o analista de Firewall, que era um excelente e gabaritado profissional. Porém, ele era de “pouco trato” e ficou irritado com a pressão e não atendeu ao chamado com prioridade. Resultado, a empresa perdeu mais de 3 horas do Black Friday e o profissional foi demitido.

Hoje, se você está em começo de carreira, entenda que a parte técnica é essencial, mas sua empatia em entender como a empresa que você trabalha funciona e não apenas como os sistemas de TI funcionam, também é crucial para sua sobrevivência no mercado.

O ideal é mesclar seus conhecimentos técnicos, com análises dos processos do negócio, para entender passo a passo não só como os sistemas de TI funcionam, mas para quê e para quem ele serve dentro do negócio da empresa.

Fazendo isto, você estará solidificando sua carreira e destacando-se dos profissionais que pensam apenas com a “mente de TI” e pouco ligam para o que a empresa faz no operacional para o negócio funcionar plenamente.

Franklin Ribeiro

FONTE: Profissionais de TI