Notícias

7 dicas para gerenciar equipe remota com segurança

19 de junho de 2020

Devido à pandemia da Covid-19, muitas empresas tiveram que decretar o trabalho remoto para toda sua equipe ou para uma parte dela. Porém, isso foi feito às pressas e os negócios que não estavam preparados para esse tipo de trabalho estão tendo que aprender na prática como funciona gerenciar uma equipe remota com segurança.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para você saber como gerenciar uma equipe remota com segurança e, assim, garantir a produtividade e proteção da sua empresa. Confira!

Como gerenciar equipe remota com segurança

1. Mantenha contato diariamente

Manter uma comunicação diária é essencial para que os profissionais da empresa saibam como está o desenvolvimento dos projetos, quais são as atividades do dia e também, você consiga saber como anda a produtividade da equipe.

Decida como esse contato será feito com os colaboradores, por softwares de comunicação, WhatsApp ou telefone, e deixe claro todas as informações necessárias para que não falte comunicação, seja para tirar dúvidas, discutir ideias, etc.

Manter contato diariamente é essencial para que os profissionais em home office não se sintam solitários, já que isso pode acontecer principalmente com aqueles que mantinham comunicação assídua com diversas pessoas no escritório.

2. Foque nos resultados

Mesmo mantendo uma comunicação diária, no trabalho remoto é impossível para o gestor acompanhar o desenvolvimento do serviço de todos os colaboradores de sua equipe. E está tudo bem, porque não é sua função conferir cada passo que sua equipe dá no decorrer das atividades.

O importante é focar nos resultados e verificar se os colaboradores estão entregando o que foi solicitado. Sendo assim, mantenha o contato com os profissionais, mas lembre-se: não exagere na quantidade de ligações, mensagens e reuniões.

Para que tudo saia da forma adequada, a sua equipe tem que sentir que você confia nela. Caso contrário, você pode causar uma série de adversidades entre o seu grupo de trabalho e você.

3. Dê flexibilidade aos colaboradores

Outra medida fundamental para gerenciar equipe remota com segurança é dar flexibilidade para os profissionais. Dê uma liberdade maior para eles administrarem as horas trabalhadas e até para decidirem o horário em que vão realizar suas tarefas. Contanto que todos os colaboradores compareçam digitalmente caso tenha uma reunião ou atividade em grupo com horário marcado.

Porém, para o restante do dia, seja flexível, por que sua equipe também estará se acostumando com esse novo modo de trabalhar e descobrindo qual a melhor forma de se organizar para realizar o serviço em casa.

4. Faça reuniões virtuais

Como foi dito anteriormente, manter contato com sua equipe é essencial para que o trabalho remoto funcione bem. Contudo, não é aconselhável manter a comunicação apenas por telefone ou mensagens porque elas não são tão eficientes quanto uma chamada de vídeo.

Em uma videoconferência é possível ver toda a sua equipe, conversar e manter um diálogo fluido, apresentar documentos, identificar problemas, discutir o andamento de projetos e dar feedbacks.

Além disso, para realizar a videoconferência você pode escolher a plataforma que achar mais adequada e segura para discutir assuntos da empresa, mostrar dados e compartilhar informações que são importantes para a instituição.

Assim, você garante que as informações da empresa estejam seguras, o que nem sempre acontece quando são compartilhadas em outros aplicativos, como WhatsApp e e-mails.

5. Certifique-se de que todos tenham condições de fazer home office

Toda a equipe da empresa que estiver em home office precisa ter condições materiais de trabalho para que ele funcione verdadeiramente, como equipamentos de qualidade, celulares ou computadores, internet e softwares que suportem as tarefas do dia a dia.

Essas condições são itens essenciais para que o profissional seja capaz de realizar suas atividades em casa. O ideal é que antes de iniciar o home office, a empresa confira se todos têm esses requisitos em casa.

Caso algum colaborador tenha dificuldade para desenvolver seu trabalho por falta de algum dos itens necessários, você deve providenciar o material ou equipamento o mais rápido possível.

6. Oriente seus colaboradores

Pode parecer repetitivo afirmar que uma equipe remota tem que estar sempre em contato entre si e seus coordenadores, mas é a realidade. E essa comunicação pode ser feita de várias formas, como falamos anteriormente.

Muitos escritórios não trabalhavam dessa maneira e tiveram que investir nessa modalidade de serviço, contudo, esse modo de comunicação ainda é novo para grande parte dos colaboradores. Sendo assim, você não pode deixar de orientar sua equipe e ensiná-la a utilizar todas as ferramentas que serão necessárias para a realização das atividades diárias.

É função da empresa mostrar como os programas funcionam para agilizar o trabalho da equipe, evitar erros e manter as informações da instituição seguras, mesmo sendo compartilhadas em diferentes equipamentos de rede.

7. Tenha ferramentas de qualidade

Para gerenciar uma equipe remota com segurança, você precisa se certificar de que todas essas ferramentas utilizadas para fazer reuniões e compartilhar documentos, são de qualidade.

Um programa de qualidade deve ter algumas características específicas, por exemplo, boa usabilidade, praticidade e segurança de dados.

Esses itens vão garantir que todos os colaboradores consigam utilizar tranquilamente as ferramentas e realizar as tarefas de forma ágil. Lembre-se de que os softwares têm que ser disponibilizados para facilitar o trabalho e não dificultá-lo.

A segurança de dados é essencial para que você tenha certeza de que os documentos da empresa não serão invadidos ou roubados. Além disso, ela protege também os seus dados pessoais e os de seus colaboradores, o que é fundamental ao utilizar a internet.

Conclusão

Para gerenciar bem uma equipe remota você deve manter uma comunicação diária com seu time, seja por softwares de comunicação, WhatsApp ou telefone. Além disso, é necessário realizar reuniões por videoconferências para que os profissionais consigam conversar de maneira mais fluida e natural.

Lembre-se também de verificar se todos os colaboradores possuem condições de manter o home office e orientá-los. Como esse é um momento difícil e diferente para todos, você ainda deve dar flexibilidade para os profissionais se adequarem e manterem em mente que o mais importante são os resultados obtidos pela equipe.

Por último, use sempre ferramentas de qualidade para se certificar de que suas informações estarão seguras e que os colaboradores vão utilizar os softwares tranquilamente. Ao realizar essas ações, você vai proteger os dados de sua empresa, manter a produtividade de seus colaboradores e ainda garantir que todos vão passar por esse momento difícil de uma forma mais leve.

Depois de descobrir como gerenciar sua equipe remota, veja o guia de como criar uma conexão VPN para empresas, talvez possa ajudar você com a segurança no acesso remoto.

Até a próxima!

FONTE: PTI
FOTO: REPRODUÇÃO

Cadastre-se e receba e-mail com notícias do SINDPD