Privatização a caminho: Dataprev tem processo iniciado, Serpro entra na fila

24 de janeiro de 2020

O Dataprev, que é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social começou a ser privatizada na última quinta-feira, dia 16. As ordens são do presidente Jair Bolsonaro. O governo já havia sinalizado a intenção da privatização anteriormente. Hoje a venda de suas ações foi iniciada. Além disso, o Serpro também foi colocado oficialmente em processo de privatização.

A decisão foi divulgada ontem, 22 de janeiro no Diário Oficial da União, pela Portaria Nº 1.675/2020. Ela autoriza que o BNDES coordene as vendas das ações que o governo possuí sobre o Dataprev, liquidando a empresa para que ela seja posteriormente privatizada.

O BNDES deve respeitar as regras do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos – PIP, da presidência, pelo Decreto Nº 10.999/2020, que inseriu a empresa no Programa Nacional de Desestatização no qual o Serpro agora também está submetido pelo Decreto Nº 10.206/2020.

A Dataprev e o Serpro não são os únicos que estão sob a mira da privatização. Diferente deles, os brasileiros parecem desejar muito uma privatização dos Correios, que já foi sinalizada anteriormente também e agora até mesmo uma empresa americana demonstrou interesse na estatal.

Dentre diversas funções da Dataprev e do Serpro temos o gerenciamento de dados sensíveis de brasileiros, como os presentes no CNIS: Cadastro Nacional de Informações Sociais e da Carteira de Trabalho Digital, disponibilizada em 2017, além de liberação de Seguro-Desemprego, pagamento de 35 milhões por mês em benefícios da previdência e dados do CPF e CNH Digital, além de outros documentos importantes.

A reação ocorreu hoje. Na Paraíba e no Sergipe diversos servidores da Dataprev entraram em greve, paralisando seus serviços, temendo pela demissão de 3350 funcionários a longo prazo, além do fechamento imediato de filiais em 20 estados, que deve demitir 493 pessoas. Por enquanto, a liquidação do Serpro não foi iniciada, mas deve ocorrer assim que o modelo de privatização for definido.

FONTE: tudocelular.com
FOTO: REPRODUÇÃO